• Processamento de imagem | Image Processing
  • Sistema de captura e análise de movimentos | System for movement detection and analysis
  • Controle de interface gráfica por meio de atividade de músculo facial | Interaction with graphical user interface  based on EMG
  • Sinais Biomédicos | Biomedical Signal Processing
  • Engenharia Clínica | Clinical Engineering
  • Folder de divulgacao
  • Premio AMA O QUE FAZ

Defesa do primeiro doutorado cotutela da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU

O primeiro doutorado cotutela da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, foi defendido e aprovado em 12 de julho de 2013. A pesquisa resultou de uma colaboração entre pesquisadores da UFU e Université de Loarraine, França, apoioada com recursos financeiros da CAPES.

A principal vantagem do doutorado cotutela é que devido a um acordo entre instituições e orientadores, ao final do trabalho o pós-graduando obtém o título de ambas as instituições envolvidas. Isto evita a necessidade de procedimentos de revalidação de diploma no Brasil.

O autor do trabalho, Carlos Galvão PINHEIRO Jr., realizou suas pesquisas no Laboratório de Engenharia Biomédica sob a supervisão do Prof. Adriano O. Andrade, e no  LCOMS (Laboratoire de Conception, Optimisation et Modélisation des Systèmes) sob a supervisão do Prof. Guy BOURHIS.

A tese foi defendida e redigida em Inglês, com resumos em português, inglês e francês. Participaram da banca examinadora oito examinadores. O sistema de video-conferência do setor de Telemedicina da UFU foi utilizado para viabilizar a participação simultânea de membros do comitê examinador a partir três regiões do mundo: França (3 examinadores), Inglaterra (1 examinador), Brasil (4 examinadores - estando um em Vitória, ES - e os outros no Anfiteatro do Bloco 8B do Campus Umuarama).

O título da tese defendida foi "Assistive technology for the severe motor impaired by using online processing of motor unit action potentials of facial muscles". Os slides utilizados na defesa se encontram no arquivo pdf em anexo.

Responsável / Responsible:
Adriano de Oliveira Andrade
aoandrade@feelt.ufu.br
Telefone / Phone:
+55 34 3239-4729
Data de Publicação / Post Date :
07/15/2013 - 23:28